Um dos pilares do projeto da rede de Escolas de Futebol do C.A. Boca Juniors no Brasil é o de promover o pleno desenvolvimento e formação de jovens através do esporte. Ao longo de mais de 10 anos em território brasileiro, o CABJ já conseguiu fazer a diferença na vida de diversas famílias e relatos positivos não são escassos.
Um exemplo desses relatos que se acumulam com o tempo, aconteceu no Distrito de Xerém, em nossa unidade Duque de Caxias/RJ.
Em 2016, Davi Ferreira, aos 12 anos, acompanhado dos pais Flávia Ferreira e Demilson Moreira, era matriculado na Escola de Futebol do Boca Juniors de sua cidade. Mateus e Cauã, seus irmãos menores também ingressavam na escola. Era o início de uma grande jornada.
A mãe explica: “Conversando com meu marido vimos que nossos filhos amavam futebol, brincavam o dia inteiro em casa jogando bola. Com a chegada da Escola de Futebol na região, fomos conhecer o trabalho e logo tivemos a confiança de que seria importante para eles gastarem energia fazendo os treinamentos. “
Em pouco tempo os garotos já estavam integrados ao dia a dia da Escola e, diferente dos pequenos irmãos, que se destacaram na linha e ganharam os apelidos de Maradona e Messi, Davi se destacou entre as traves, como goleiro.
O arqueiro sempre foi presente e peça primordial dos times da unidade Xerém, participando dos amistosos, eventos e da tradicional COPA BOCA, campeonato anual promovido pela rede de Escolas do Clube Argentino com a participação de mais de 400 atletas de todo o país. Davi esteve presente em 4 edições, sempre liderando as excelentes equipes das Unidades de Xerém e se destacando individualmente, tendo sido eleito, por 2 vezes, como “goleiro menos vazado da COPA”.
“O Davi aguardava ansiosamente a chegada da COPA BOCA, todos os anos. Esse objetivo fez com que ele se preparasse durante o ano, e nós, eu e minha esposa, exigíamos que ele também tivesse bom aproveitamento na Escola. Ele nunca nos decepcionou, sempre com notas boas no colégio!” Comenta seu pai, Demilson, que sempre acompanhou os jogos e viagens, apoiando as iniciativas e performances dos minicraques da família.
Filipe Torres, Diretor da Escola de Futebol e responsável pela formação desportiva do Davi, relembra: “Nosso goleiro Davi sempre se destacou por suas atuações e, também, por sua conduta fora de campo. Menino responsável, educado e estudioso, nunca se envolveu em qualquer situação ruim.”
Assim como muitos jovens, Davi sempre teve o sonho de se destacar nas principais categorias e ser goleiro de um grande time. O jovem, porém, recentemente optou por uma formação acadêmica, mas sem se distanciar dos gramados.
Hoje decidido por ingressar na faculdade de Educação Física, está se preparando para o vestibular no próximo ano. A profissão já está decidida e não poderia ser outra: TREINADOR DE GOLEIROS.
Quando o jovem procurou seu professor, Filipe, para comunicar a decisão, a conversa foi concluída com muita emoção e uma grande sensação de dever cumprido. “Recebi sua decisão com tranquilidade e o apoiei imediatamente. Na vida devemos compreender e estarmos atentos a todos os sinais. Davi ama praticar esportes, é um atleta de futebol formado e que agora vai buscar a formação acadêmica para poder oferecer sua experiência a outros jovens. Esse é o ciclo da vida e estamos plenamente realizados em participar disso!” explica, Filipe.
Ao final, Filipe convidou seu ex-aluno Davi a integrar o quadro de profissionais da Escola, já como assistente dos treinamentos de goleiro. O garoto está observando as aulas dos mais novos, fazendo anotações e colhendo a primeira experiência profissional com seus ex-professores.
O desafio foi recebido e “defendido” com orgulho pelo goleiro Davi, que já se encontra nos gramados, atuando na Escola de Futebol do C.A. Boca Juniors, em Duque de Caxias.
Feliz, o jovem Davi anuncia: “Estarei trabalhando forte, estudando e aprendendo para oferecer à mais jovens toda minha experiência e todas as técnicas que um Goleiro de Futebol deve aprender!”
É só o começo.
Acompanhe os próximos episódios dessa história pelo Instagram da unidade Duque de Caxias (@bocajuniorsunidadexerem) e nossas redes sociais do Boca Juniors Brasil.
Fica aqui nosso reconhecimento pelo brilhante trabalho da Unidade Xerém das Escolas de Futebol do Boca Juniors e desejamos o maior sucesso ao jovem Davi e sua família.
Comentários