A METODOLOGIA



Toda a metodologia aplicada pelas Escolas de Futebol do Boca são parte de um processo elaborado pela Administração Desportiva do Club Atlético Boca Juniors.

Esse mesmo trabalho técnico-físico-psicológico é usado com os meninos das categorias de base do clube e são aplicados nas Escolas de Futebol do Boca.

DIRETRIZES METODOLÓGICAS PARA OS TREINAMENTOS

O processo de formação desportiva executado nas divisões de base do Club Altético Boca Juniors segue uma linha pedagógica, onde as idades das crianças e jovens são respeitadas naturalmente.

Neste processo é fundamental a participação de formador capacitado para aplicar sensivelmente os conceitos futebolísticos programados em cada uma das idades.

O primeiro passo é organizar o campo como um ambiente de aula, onde a alegria, a diversão e a ordem são os pontos principais.

Devemos entender que a aprendizagem, consiste em um processo de assimilação lento, gradual e complexo, no qual, a criança deve estabelecer uma intensa atividade mental que permita assimilar e compreender o que é passado, por meio de atividades metodológicas cuidadosamente selecionadas e pensadas à longo prazo.

Nossa intenção é estimular a aprendizagem das técnicas na medida em que os garotos e jovens estejam preparados física e psicologicamente para executá-las. Sem obrigá-los a executar movimentos praticamente “impossíveis” de se reproduzir, pelo ponto de vista de sua maturidade neurológica.


Manual de Diretrizes Metodológicas